quarta-feira, 25 de julho de 2012

AS AFLIÇÔES DA VIUVEZ




COORDENADORIA DE ENSINO BÍBLICO
IGREJA EVANGÉLICA PREPARATÓRIA
RUA HENRIQUE VAZ, 269 (Av. BRASIL) JUIZ DE FORA MG
Lição 5
29 de Julho de 2012

As Aflições da Viuvez

TEXTO ÁUREO
"Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas"
(1 Tm 5.3).
As viúvas que se dedicarem à grandiosa obra da oração, devem receber honra, reconhecimento e ajuda (se necessário for) da igreja (1 Tm 5. 3). Vem à memória a viúva Ana, que “não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia” (Lc 2.37). O cristianismo primitivo chamava a viúva desse tipo “a intercessora da igreja”, “a vigilante da porta” e “o altar de Deus”.


Leitura diaria

Honra as verdadeiras viúvas – 1 Tm 5.3

Segundo parece, a igreja em Éfeso tinha uma lista oficial de viúvas com direito a sustento material por parte da igreja ( Dt 24.17 ).
 A igreja prestava essa assistência porque, nos tempos do NT, não havia assistência social do governo, nem aposentadoria para viúvas que não tinham família, nem filhos para ajudá-las. Exigia-se para isso que as viúvas demonstrassem possuir certas qualificações espirituais (1 Tm 5. 9,10), inclusive a perseverança nas boas obras (1 Tm 5. 10) e na oração (1Tm 5. 5).

Dt  24:17
Deus tem cuidado especial pelo estrangeiro, pelo órfão e pela viúva (Êx 22.21,22; 23.9). Auxiliar os necessitados, muito agrada a Deus ( Lc 7.13; Hb 13.2; Tg 1.27).





Recomenda-se que a viúva jovem se case – 1 Tm 5.14

“Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa  e  não deem ocasião ao adversário de maldizer”.
1 Tm 5.14
Rt 1.5
“ E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher  desamparada  dos seus dois filhos e de seu marido”.

Rt 2.20
“ Então, Noemi disse à sua nora: Bendito  seja  do  Senhor , que  ainda  não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso  parente  chegado  e  um dentre os nossos remidores”.

(Rt 2.20—4.14).
Boaz, como parente próximo de Noemi e de Rute, tinha o dever, segundo a lei de Moisés, de prover as necessidades das suas parentas ( Lv 25.25-28,47-49; Dt 25.5-10). Boaz cumpriu essa obrigação ao casar-se com Rute e ao comprar as terras do pai do falecido marido de Noemi

Noemi começou a compreender que Deus não a abandonara e que seu amor e bondade para com ela deveras continuavam. A atitude dela mudara em relação a idéia anterior, de que Deus estava contra ela.

Rt 3:4
O ato de Rute deitar-se aos pés de Boaz deve ser considerado à luz dos costumes daqueles dias. Foi algo discreto e sem conotação de intimidade. Boaz permaneceu na eira a noite inteira para proteger a sua colheita. Rute também foi para lá e, pela sua atitude, demonstrou a Boaz seu desejo que ele se casasse com ela, uma vez que ele era o parente próximo do falecido marido dela ( o parente-redentor Rt 3. 6-9).

Rt 3-9
Com esse gesto, Rute estava pedindo que Boaz a tomasse para ser sua esposa ( Ez 16.8). O ato de cobrir simboliza proteção, cuidado e apoio.

Rt 3:12
    O parente mais próximo tinha prioridade para casar com Rute e também herdar as terras da família. Caso ele se recusasse, Boaz estaria livre para casar com Rute
(Rt 4.1-6).
Rt 4.10
Boaz tornou-se um remidor de duas maneiras.
 (1) Casou-se com Rute e assim preservou o nome de Elimeleque, o falecido marido de Noemi. O primogênito de Boaz e Rute era considerado filho da linhagem de Elimeleque (Rt 4. 5,10).
(2) Boaz redimiu ( comprou) as terras da família que Noemi vendera, e as restituiu à linhagem de Elimeleque (Rt 4. 3,7-10).
 Boaz é um tipo de Jesus Cristo no AT, o qual semelhantemente redime o crente de duas maneiras.
 (1) Ele nos comprou com o seu próprio sangue e assim não deixa nossa vida e nosso nome perecerem no pecado (Jo 3.16; 1 Pe 1.18,19).
 (2) Ele nos inclui como redimidos na sua herança eterna, no novo céu e na nova terra (Mt 5.5; Ap 21.1-7).

Rt 4.14
Embora Noemi tivesse passado por grande tristeza e adversidade na vida, manteve sua fé em Deus. Por causa da sua fé perseverante, Deus ordenou os eventos de tal maneira que no final ela teve uma vida agradável e abençoada. Ela podia testificar, no fim da vida, que “o Senhor é muito misericordioso e piedoso” (Tg 5.11).

Rt  4:17
Deus honrou a decisão de uma jovem virtuosa que deixou o seu país idólatra a fim de permanecer leal ao Deus de Israel, juntamente com a sua sogra (Rt 1.16); Deus permitiu que Rute se tornasse parte da família terrena através da qual Cristo veio ao mundo (Mt 1.5).


Uma viúva de fé – Lc 2.36-38

“ E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era  já  avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade,

 e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo  a Deus  em jejuns e orações, de noite e de dia.

E, sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém”. Lc 2.36-38

Ana era uma profetisa que esperava devotadamente a vinda de Cristo. Permaneceu viúva durante muitos anos, sem voltar a casar-se, dedicando-se ao Senhor “em jejuns e orações, de noite e de dia” (Lc 2. 37). A Bíblia ensina que o estado de solteiro pode ser uma bênção maior do que o estado marital. Paulo declara que os solteiros têm maior oportunidade para ocupar-se com as coisas do Senhor, para agradar-lhe e a Ele dedicar-se com toda devoção
( 1 Co 7.32-35).


Uma viúva hospedeira e trabalhadora – 1 Rs 17. 8-24

“ Levanta-te, e vai a Sarepta, que  é  de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente”. 1 Rs 17.9

1 Rs 17:15
Deus estava atento às necessidades e aflições de uma viúva pobre. Ele enviou Elias para fortalecer-lhe a fé e trazer-lhe bênçãos materiais no momento em que ela julgava que tudo estava perdido (1 Rs 17. 12). A fé que essa viúva tinha em Deus e na sua palavra, através do profeta Elias, levou-a a permutar o certo pelo incerto, e o visível pelo invisível (1 Rs 17. 10-16;  Hb 11.27). A viúva crente recebeu do profeta de Deus, não somente uma bênção material, como também uma bênção espiritual.

1 Rs 17:17
  Aqui ficamos perplexos ante um dos mistérios mais intrincados da vida. Precisamente no momento em que Deus, por um milagre, estava a prover farinha e azeite, surgiram aflição e tristeza. Às vezes, enfermidade ou tragédia ainda maior pode ocorrer à quem está fazendo a vontade de Deus e grandemente ocupado na obra do seu reino.

1 Rs 17:22
 Deus restaurou a vida do menino em resposta à oração de Elias. Este é o primeiro caso bíblico de alguém ressuscitado dentre os mortos (2 Rs 4.34; At 20.10). Os três milagres relatados no cap. 17 manifestam notavelmente a glória e o amor de Deus. Demonstraram a Elias e à viúva que, no meio de circunstâncias trágicas, o poder e o amor de Deus estão em evidência a favor daqueles que o amam e que são chamados segundo o seu propósito ( Rm 8.28 ).


Um apelo à  liderança e aos crente – 1 Tm 5.16

 “Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas”. 1 Tm 5.16

A religiao pura e imaculada – Tg 1.27

Tg 1:27
 Tiago fala de dois princípios que definem o conteúdo do verdadeiro cristianismo.
 (1) O amor genuíno pelos necessitados. Nos dias do NT, os órfãos e as viúvas tinham poucos meios de auto-sustento; em muitos casos, não tinham ninguém para cuidar deles. Esperava-se da parte dos crentes que lhes demonstrassem o mesmo cuidado e amor que Deus revela aos órfãos e às viúvas ( Dt 10.18; Sl 146.9; Mt 6.32; Dt 24.17; Sl 68.5 ). Hoje, entre nossos irmãos e irmãs em Cristo, há os que precisam de ajuda e cuidados. Devemos procurar aliviar suas aflições e sofrimentos e, dessa maneira, mostrar-lhes que Deus tem cuidado deles ( Lc 7.13 ;  Gl 6.10).
 (2) Conserva-se santo diante de Deus. Tiago diz que o amor ao próximo deve estar acompanhado do amor a Deus, expresso na separação das práticas pecaminosas do mundo. O amor ao próximo deve estar acompanhado da santidade diante de Deus; doutra forma, não é amor cristão.


Interação

Quando o casamento é bem estruturado na palavra de Deus (1 Co 7. 1-7), a viuvez tanto para o marido como para a esposa torna-se motivo de um grande sofrimento, dor, saudade e solidão então é necessario que a igreja local entre, dando todo amparo ao irmão (ã) atingido pela viuvez. (At 6.1-3)


Orientação Pedagógica

Esses textos tratam da responsabilidade do Corpo de Cristo em relação às pessoas viúvas.

Dt 24.19
 Quando no teu campo segares a tua sega e esqueceres uma gavela no campo, não tornarás a tomá-la; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será; para que o  Senhor , teu Deus, te abençoe em toda a obra das tuas mãos.
Dt 26. 12
 Quando acabares de dizimar todos os dízimos da tua novidade, no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então, a darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas e se fartem.


Dt 26. 13
 E dirás perante o  Senhor , teu Deus: Tirei o que é consagrado de  minha  casa e dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, conforme todos os teus mandamentos que me tens ordenado; nada traspassei dos teus mandamentos, nem  deles  me esqueci.

Is 1.17
 Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

1 Tm 5. 16
Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.

Tg 1. 27
 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.


Introdução

A viuvez não é um assunto qualquer , ela traz serios problemas se não for devidamente tratada. Problemas sociais , emocionais, e espirituais. ( Rt 1.5, 20,21).

2 Rs 4.1
 E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao  Senhor ; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.

  Os atos milagrosos de Eliseu, registrados no cap. 4, apresentam verdades espirituais surpreendentes. A narrativa da viúva com seus dois filhos revela que Deus cuida dos seus fiéis quando estão em necessidade e aflição. A viúva com os filhos representam o povo de Deus quando estão em abandono e opressão. Tanto no AT como no NT, a compaixão pelos necessitados e o cuidado por eles são evidência da fé genuína em Deus e da verdadeira piedade (Êx 22.22-24; Dt 10.18; 14.29; Jó 29.12; Tg 1.27)





I-
O Senhor cuida dos seus.

Sl 146.9
Senhor  guarda os estrangeiros; ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.

Lc 2:36-2:37
 Ana era uma profetisa que esperava devotadamente a vinda de Cristo. Permaneceu viúva durante muitos anos, sem voltar a casar-se, dedicando-se ao Senhor “em jejuns e orações, de noite e de dia” (Lc 2. 37). A Bíblia ensina que o estado de solteiro pode ser uma bênção maior do que o estado marital. Paulo declara que os solteiros têm maior oportunidade para ocupar-se com as coisas do Senhor, para agradar-lhe e a Ele dedicar-se com toda devoção ( 1 Co 7.32-35).

Lc 4. 25
 Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;

Lc 4.26
 e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.

1 Rs 17. 9,10
 Levanta-te, e vai a Sarepta, que  é  de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que  estava  ali  uma  mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e  lhe  disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba.


II-
1 Tm 5.16
 Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.




Zc 7.8-10
 Nestes vs. destacam-se alguns dos ensinamentos sociais e éticos mais importantes dos profetas.   Is 1.17,23 ;  Jr 7.5-6 ;  22.3 ;  Am 5.24 ;  Mq 6.8 ;  Êx 22.20-23 ;  Lv 19.33-34 ;  Dt 24.17-18 ;  27.19.

1 Tm 5.3
 Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.

1 Tm 5.5
Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus e persevera de noite e de dia em rogos e orações;

Conclusão

Tg 1. 27
 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.

Lc 7.11-15
“ E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que  era  viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade”.(vs 12)

“ E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe:  Não chores”. (vs 13)

“ E, chegando-se, tocou o esquife (e os que  o  levavam pararam) e disse:  Jovem, eu te digo: Levanta-te”. (vs 14)

“ E o defunto assentou-se e começou a falar. E entregou-o à sua mãe”. (vs 15)

A compaixão que Jesus sentiu por essa viúva revela o seu amor e cuidado especiais pelas viúvas e qualquer outra pessoa que fica sozinha no mundo. O marido desta viúva morrera primeiro e, agora, o seu filho único. Que situação! No tocante a essa compaixão de Deus, as Escrituras ensinam o seguinte:

 (1) Deus é pai dos órfãos e defensor das viúvas (Sl 68.5 ). Estão sob seu cuidado e proteção especiais (Êx 22.22,23; Dt 10.18; Sl 146.9; Pv 15.25).
 (2) Mediante o dízimo e a abundância do seu povo, Deus supre as necessidades deles (Dt 14.28,29; 24.19-21; 26.12,13).
(3) Ele abençoa aqueles que os ajudam e os honram (Is 1.17,19; Jr 7.6,7; 22.3,4).
(4) Ele está contra aqueles que tiram proveito deles ou os lesam (Êx 22.22,24; Dt 24.17; 27.19; Jó 24.3; Sl 94.6,16; Zc 7.10).
(5) São beneficiados pelo terno amor e compaixào de Deus (Lc 7. 11-17; Mc 12.42,43; 18.2-8; 21.2-4).
(6) A igreja primitiva fez do cuidado deles uma prioridade (At 6.1-6).
(7) Tiago declara que um dos aspectos da verdadeira fé em Cristo é cuidar dos órfãos e das viúvas nas suas aflições (Tg 1.27; 1 Tm 5.3-8).


AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO

Subsídio Teológico

“Viúva

A Bíblia apresenta a viúva como uma pessoa necessitada em termos de proteção e sustento, e que deve ser honrada e respeitada. Desse modo, a cidade de Jerusalém, destruída, é apresentada como uma viúva. ‘Como se acha solitária aquela cidade... Tornou-se como viúva...’ (Lm 1.1).
Sob a lei mosaica, o cuidado para com a viúva era considerado uma responsabilidade dos parentes, e era um dos deveres atribuídos ao filho mais velho, que recebia a primogenitura. Com relação a viúva casar-se outra vez, se não tivesse filhos, esperava-se que ela se casasse com o irmão ou com um parente próximo do seu falecido marido (Dt 25.5). Se alguém prejudicasse uma viúva ou um órfão, e esta pessoa, aflita, clamasse ao Senhor, Ele enviaria uma vingança rápida (Êx 22.22-24; Sl 146.9).
Na igreja cristã primitiva, o cuidado pelas viúvas recebeu uma pronta atenção quando ‘houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano’ (At 6.1). Sete diáconos foram escolhidos para cuidar desse importante assunto. Depois disso, uma atenção especial foi demonstrada no cuidado das viúvas: ‘Se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel’”(1 Tm 5.8)

(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.2024).

Comentários das Bíblias de Estudo
Pentecostal, Almeida, NTLH.
ILMA DE FÁTIMA LIMA DAMASCENO

Nenhum comentário:

Postar um comentário